Comprar casa para arrendar

Comprar para arrendar tem visto um ressurgimento nos últimos tempos. Para quem tem capacidade para pedir emprestado ou já tem o capital suficiente, o investimento imobiliário para alugar parece muito atrativo.

Maior Menor
Por

Está a pensar comprar casa para arrendar? – Leia isto antes

Comprar para arrendar tem visto um ressurgimento nos últimos tempos. Para quem tem capacidade para pedir emprestado ou já tem o capital suficiente, o investimento imobiliário para alugar parece muito atrativo.

Especialmente, quando o comparamos com o retorno dos depósitos a prazo e o risco do mercado acionista.

O que também atrai neste investimento é a recorrência das receitas e o carácter passivo, ou seja, precisa de fazer pouco para receber as suas rendas depois do investimento inicial.

Além disso, a recuperação do mercado imobiliário tem incentivado um cada vez maior número de investidores a comprar propriedades na esperança que estas valorizem.

Se está a pensar investir, ou apenas quer saber mais, nós dizemos-lhe as 8 dicas essenciais a considerar num investimento de sucesso para arrendar.

  1. Investigue o mercado

Investir em imobiliário implica comprometer centenas de milhares de euros numa propriedade e, normalmente, obriga a uma hipoteca. Quando os preços das casas aumentam é possível fazer grandes ganhos alavancados em cima do seu crédito à habitação. No entanto, quando caem o seu ativo é atingido e a hipoteca permanece na mesma.

  1. Escolha uma zona atrativa

 Atrativa não significa barata nem cara. Atrativa significa um lugar onde as pessoas gostariam de viver e isso pode dever-se a várias razões.

  1. Faça as contas

 Antes de ir a correr para o computador, para os sites da especialidade, à procura de casa, sente-se com uma caneta e papel e anote o custo das casas que está à procura e a renda que pretende obter.

Está a gostar deste artigo?

Insira seu e-mail e receba a nossa análise exclusiva

  1. A importância de gerir bem as despesas

 Um corte na despesa de €1 no resultado operacional de um imóvel para arrendar tem o potencial de aumentar a sua valorização em €200! 

  1. Pense no inquilino que quer ter

 Em vez de se imaginar a viver na sua propriedade, coloque-se na pele do seu potencial inquilino.

  1. Procure o melhor crédito à habitação

 Não basta entrar na agência do seu banco e pedir crédito. Parece óbvio, mas as pessoas que fazem isso quando procuram um produto financeiro é uma das razões porque a atividade bancária é tão lucrativa.

  1. Conheça as armadilhas

 Enquanto isso, as taxas baixas no momento estão a incentivar as pessoas a investir com uma renda confortável que cobre a prestação, mas o que é que vai fazer se as taxas subirem?

  1. Considere o tempo que tem disponível

 Se alugar o imóvel por si mesmo pode fazer muito mais dinheiro. Agora, está preparado para desistir de fins de semana para marcar visitas, publicitar o seu apartamento ou fazer reparações?

 

Está a gostar deste artigo?

Insira seu e-mail e receba a nossa análise exclusiva

 

 

 

 

 

Pedro Gonçalves, Editor-chefe

Pedro Gonçalves foi Portfolio Manager no Millennium Investment Banking. É licenciado em Finanças pelo ISCTE – Business School e mestre em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa. Atualmente, é editor-chefe da Empiricus Portugal.