Price/Sales

Voltar

Múltiplo que funciona como uma forma de comparar ações e de dizer os preços relativos dessas ações. Se as ações estão baratas ou caras.

Utilizamos Price/Sales como múltiplo das receitas (faturação). Ele é muito utilizado para comparar startups ou empresas que não dão lucro, nem geram caixa operacionalmente (EBITDA).

O numerador é o preço de mercado (na bolsa) e o denominador é a receita bruta. Podemos utilizar um histórico de receita (acumulada nos últimos 12 meses) ou futura – por exemplo estimar receitas para 2016.

Em comparação ao Preço/Lucro (PE), o Price/Sales diz menos sobre as empresas, pois não considera nenhum custo da empresa.

Uma empresa que tem prejuízo não tem Preço/Lucro, neste caso podemos utilizar o Price/Sales. Se o mercado estima crescimento forte de receitas, a empresa tende a negociar a Price/Sales mais alto.

Não se deve utilizar o Price/Sales sem se entender o que acontece com a empresa. Por ser de simples medição, o Price/Sales também esconde muito do que acontece com as empresas.

  •  
  •